terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Por que amar nossos cães?

Sentimento. Palavra que muitas vezes incomoda. Ás vezes estranha, ás vezes sensível, ás vezes incrível. É engraçado saber a capacidade do ser humano de dizer coisas que tocam e adoecem o coração do próximo. Mas muitas vezes é engraçado e incompreensível perceber o quanto um simples animal muitas vezes lhe mostra um verdadeiro sinal de respeito, caridade e amor verdadeiro.

Já parou pra pensar nas milhares de pessoas as quais fizeram mal neste mundo e nada aconteceu? Já parou pra pensar o que será do mundo daqui pra frente em relação aos nossos filhos? A questão é que cachorros de boa raça, nunca pensam no mal e nunca traem o seu dono. É simples lidar com eles, basta entregar seu coração, e ele o entregará o dele também.

Nós sabemos da expectativa de um animal dócil e carismático como este. Mas não sabemos o tamanho do amor que eles têm por nós. É lindo vê-los correndo pra lá e pra cá quando filhotes, quando destroem potes de plástico e até mesmo quando saem correndo com nossos pares de meias. Mas o que realmente é lindo, nós nunca sabemos: Que o que importa na vida é um amor de verdade vindo do coração.

Mas por que amar nossos cães? Muitos consideram triste o fato de pegar amor por eles e saber que em breve eles se vão. Mas quem não sabe guardar lembranças, não sabem o que é viver sem solidão. Quem ama jamais esquece, quem esquece jamais ama. Isso é fato! O amor que vem do peito, não é guardado apenas para o amor da sua vida, mas sim para as coisas simples existentes nela.

Amar nossos cães, muitas vezes é o início de um aprendizado fantástico de como amar e ajudar ao próximo. Você pode não estar contente na cidade onde vive, onde mora, a cama a qual dorme, aquele velho quadro, o qual você tem dó de jogar fora só porque a sua mãe te deu. Pode também não se sentir bem por estar longe da praia por ter se mudado para o campo devido ao seu novo emprego, pode não ser feliz por completo por ter tido azar no amor ultimamente. Mas para o cachorro nada disso importa. Afinal ele sempre estará feliz, desde que esteja com você, em qualquer lugar do mundo, aonde quer que você vá.

Não os vemos sorrir. Transmitem felicidade através do agito de seu corpo, correm pra lá e pra cá, balançam o rabo e dificilmente ficam por muito tempo tristes, caso isso persista, pode ser uma doença grave ou ele sabe que em breve morrerá, infelizmente. Mas não se desespere, cuide sempre dele e ele o recompensará com um amor que muitas vezes é inigualável a qualquer amor humano.

Diferente do gato que só quer conforto e de um pássaro que só quer livre, o cão só quer te ver feliz, sempre. Mesmo querendo sempre comer o que você está comendo, ele sempre será fiel a você, desde que você seja sempre fiel a ele também. A vontade de comer tudo é normal, afinal, até eles são curiosos. Basta olhar para os lados e perceber, que muitas vezes o verdadeiro sinal de um amor eterno, pode estar bem debaixo do seu nariz.

Você poderá não perceber, mas ele sempre sabe quando você está feliz, triste, doente e aflito. E caso ele o cerque, não fique bravo. Afinal, ele sempre, sempre, sempre, sempre estará apenas querendo de qualquer forma lhe ajudar.


(Henrique P. Ficher)

Nenhum comentário: